domingo, 22 de novembro de 2009

Uhhh, que medo !

A defesa exacerbada de um Estado forte, a ´´ Estadolatria´´, agrega milhões de cidadãos que, de certa maneira, são dependentes dos benefícios concedidos pelo governo, que transmite uma falsa e enganadora idéia de que oferece boas condições de vida, quando, na verdade, é ineficiente na grande maioria dos setores pelos quais é responsável.
No Brasil, o governo resolveu tomar medidas paliativas para cobrir suas falhas, resolveu seguir pelo caminho mais fácil, prático, e que rende mais votos para si, ampliando e solidificando sua base eleitoreira: O assistencialismo. Continua, assim, a tentativa de proliferar em pleno século XXI um pensamento atrasado e arcaico travestido de bom moço, que leva líderes demagogos e hipócritas a apontarem sempre seus dedos sujos em todas a direções, tentando culpar os outros pelas suas mazelas.E não estamos sós, nossos vizinhos praticam o mesmo, e chegam em níveis até piores, vide Venezuela com Hugo Chávez, ou Bolívia com Evo Moralez.
Existe por estas bandas o grande medo da privatização. É automático ouvirmos essa palavra e já esperarmos por algum comentário repulsivo sobre ela. Instalou-se há muito o pensamento padronizado de que privatizar é entregar empresas gratuitamente a grupos estrangeiros, como se fosse uma espécie de escambo entre colonizadores e colonizados em séculos anteriores. Mentira. Privatizar não é trocar bugigangas por riquezas naturais.
É preciso pensar além, e procurar ter noção do retorno que a privatização poderia trazer em relação à economia, tecnologia, e infra-estrutura, não apenas focar no preço pelo qual foi vendida certa empresa.
Um Estado ineficiente e clientelista ainda tem força em nosso país, 2010 está aí, e ao que tudo indica esta situação está longe de ser mudada.

Privatização : Uhhh, que medo !


Eu tenho mais medo de continuar a viver em um país onde milhões são dependentes de uma política que procurar manter-se em atividade propagando idéias que muitas vezes não são verdadeiras, e que não trazem o verdadeiro progresso.

10 comentários:

  1. puts relacionou Brasil colonial com hoje, tem pra tudo! hehehe boa relação , não imaginaria de fato isso! passa no meu :*

    http://www.intransitado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É...MUDOU A FORMA DE DOMINAR...CAMUFLADAMENTE!

    ResponderExcluir
  3. compartilho do medo da dependencia.. seja ela qual for!

    ResponderExcluir
  4. Fora o bolsa cultura, para a galera ver o filme do Lula.

    ResponderExcluir
  5. "Eu tenho mais medo de continuar a viver em um país onde milhões são dependentes de uma política que procurar manter-se em atividade propagando idéias que muitas vezes não são verdadeiras, e que não trazem o verdadeiro progresso."
    Pedaço chave!

    Existem muitas crenças maleficas instauradas na população.

    ResponderExcluir
  6. olha, o texto em si é mt bom, mas meio complicado de se entender... escreva mais suave

    ResponderExcluir
  7. "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."

    Bertolt Brecht

    Me irmão, vc conseguiu sintetizar em poucas linhas um assunto tão polêmico q foi evitado na campanha presidencial de 2006 e sera no ano q vem.
    Os brasileiros orgulhosos das empresas estatais não querem q elas sejam vendidas a iniciativa privada, seja ela nacional ou estrangeira com o argumento q essas empresas pertecem a população. Aí eu pergunto: se a empresa pertence a vc, o que vc ganha com ela?? Eu nunca vi os dividendos da Petrobras sendo depositada na minha conta...
    Ja ta mais do que provada que as empresas estatais são verdadeiras minas onde seus dirigentes (leiam-se, politicos) são pessoas indicados por serem amigos dos chefões e indicações partidarias sem o mínino de competência tecnica na sua area..
    Exemplos?
    A Embraer (empresa brasileira fabricantes de jatos de pequeno e medio porte,) era deficitaria em todos seus anos como estatal - sim, ela nunca deu um centavo de lucro - e quando foi privatizada no governo FHC a oposição (atual governo) chiou, disse que era um absurdo, ainda mais ser vendida a preço de babana- vale lembrar que a empresa dava prejuízo.
    Depois de privatizada, com empresarios competentes no comando, fizeram um chamado choque de gestão. Depois de ter arrumado a casa, ela começou a dar cada vez mais operar no azul e fechou o terceiro trimestre de 2009 com lucro líquido de R$ 221,9 milhões.
    Ha alguns anos atras fizeram um questionamento que vc deve estar se perguntando agora: pq ental, qndo estatal ela nao deu certo. Fizeram entao, uma auditoria e descobriram: a empresa tinha centenas de cargos de direção, cujo salario girava em torno de 200 a 300 mil reias. TODOS seus diretores do alto escalão não tinham competencia na area que administrava, cujo seu merito era ser influente
    no governo. E mais, atualmente o governo federal arrecada muito mais dinheiro com a empresa, sendo pricada, por meio de impostos.
    Caso semelhante aconteceu com a Vale do Rio do Doce, que hoje é so Vale.
    Uma coisa é certa: definitivamente, a iniciativa privada é melhor administrador que o governo, seja de qualquer partido que ele for.

    ResponderExcluir
  8. Rafael, ótimos blog e postagem.
    Concordo com você em alguns pontos, e respeito a sua opinião como um democrático que sou, afinal somos de uma geração que é muito nova pra ter diferenças tão antigas, certo?
    Bom, para começar, creio que todos os governos acrescentaram algo de bom ao Brasil, como o caso de Fernando Collor, que iniciou um programa de privatizações e a abertura do país ao mercado externo, incentivando às importanções, principalmente de automóveis. O de Itamar trouxe mais estabilidade econômica e o de Fernando Henrique controle absoluto da inflação e a privatização das empresas de telefonia (porque as outras foram um desastre, sem contar a vale do rio doce, que hoje produz bilhões de reais em lucro líquido. O governo Lula não fica atrás. Muito pelo contrário. O atual governo, que na minha opinião é extremamente apartidario, pois vivo num estado governado pelo PSDB que tem recebido constantes investimentos do governo federal, é o que realizou a maior política de distribuição de renda que já se viu nos últimos tempos. Atualmente, os portadores do cartão bolsa família tem descontos de 60% na conta de energia elétrica, além de poder contar com uma ajuda financeira periódica. É interpretado como assistencialismo, mas o fato é que o país tem gerado emprego constatemente. Nunca o mercado de trabalho esteve tão formal. Acredito que as pessoas que vivem apenas com os rendimentos do bolsa família, estão ainda em situação degradamente, boa parte pq realmente querem viver assim, e não tem iniciativa de procurar emprego. Basta ver a preguiça do brasileiro em trabalhar. As organizações sindicais vivem brigando pela redução da jornada de trabalho. Coisa impensável em países ricos, onde o trabalho é um dos fatores fundamentais que movem a economia. Outro detalhe importante é o tipo de privatização que se deseja. Há algumas boas e outras ruins. O goveerno atual, pelo contrário, investe na capacidade produtiva das nossas estatais que estão bombando no exterior, como a petrobras, que continuamente promove concursos públicos e garantindo oportunidade de trabalho para muitos. Se a Vale continuasse conosco, não seria diferente. A Rede Globo no governo Fernando Henrique, sucateou de todas as formas a Vale, dizendo que ela só trazia prejuízos. Isso foi determinante para que FHC a vendesse a preço de banana e hoje, a mesma globo coloca comerciais da Vale na voz de Fernanda Montenegro. Não é um paradoxo?
    Outra coisa. O governo Lula foi capaz de saldar boa parte dos juros da dívida, fazendo o pais se tornar credor do FMI. Durante o gov. FHC o país mergulhou-se numa onda de empréstimos com o FMI, sempre fazendo negociações, o que impedia o nosso país de investir em saúde, educação e outros.
    A única coisa que não me vaglorio de ver no governo Lula é essa defasagem da educação. Essa sim, precisa caminhar com o desenvolvimento do país e muito.
    Fora isso, creio que o atual governo fez muito mais do que outros em tempos anteriores.
    Um abraço.
    Leandro Andrade
    diariodeplantao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. diferentes opinoes,diferentes modos de pensar,todos validos.que bom que é assim.
    sergio rb joao

    ResponderExcluir